domingo, 27 de novembro de 2011

A cruz, sinal de Salvação!

“Levai a Cruz de Cristo pelo mundo afora como um símbolo de amor de Cristo pela Humanidade e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar a salvação e redenção.”
Beato João Paulo II


Estimados amigos, irmãos e irmãs em Cristo,

Após inúmeras jornadas mundiais da juventude, desde a sua 1ª edição que foi realizada em 1985, jovens do mundo inteiro carregam consigo o maior símbolo da fé: a cruz de cristo. Ela que simboliza a peregrinação que vai dos preparativos da JMJ até os eventos conclusivos, é além do mais, a força motriz a tudo que está sendo preparado para a execução da Jornada, que terá como sede para a realização de sua 26ª edição, o Brasil.
Para nós brasileiros, que somos conhecidos mundialmente como o país do futebol e que possuímos o maior número de cristãos católicos num país, temos este momento como uma oportunidade para entramos em sintonia com o Divino Mestre, através da escuta à palavra de seu sublime portador aqui na terra, o Papa Bento XVI.
            Caros irmãos é necessário crer nisso, sobretudo vós queridos jovens, que hoje são muitas vezes desviados do caminho do bem, iludidos por coisas fúteis e que deturpam sempre mais o sentido da vida; deveis queridos jovens,crerem e confiarem verdadeiramente na voz de Deus que se manifesta sempre através do nosso Pontífice, infalível condutor da graça a nós porção escolhida e amada pelo Pai.E ele como fiel transmissor da graça emergente ,não cessa de reunir e instruir com amor  vosso povo.Com  isto fica claro que com a chegada da cruz e do ícone de Nossa Senhora em nosso meio, a Jornada Mundial da Juventude,aqui no Brasil, já começou!

“Enraizados n’Ele e firmes na fé”(Cf. Cl 2,7),tema proposto e vivenciado na jornada desse ano,não foi somente uma oportunidade para reafirmar a fé dos inúmeros jovens provindos das várias partes do mundo; mas foi sobretudo um momento em que eles puderam dizer seguramente que o amor é, se não o fruto da paz,paz que provém do Senhor e que somente juntos,firmes n’Ele é que seremos verdadeiras testemunhas,desse amor. Agora, após ter passada, mas já em clima de preparação para a próxima edição, somos convocados a sair do comodismo e do egocentrismo impregnado pelo ritmo de vida hodierno, a uma atitude ousada, a uma desafiadora missão: “Fazer discípulos todos os povos.” (Cf. Mt 28,19)
Esse Chamado não parte do nada, mas parte de sua Palavra. Palavra que nos transforma e firma-nos n’Ele e Ele em nós.
            A JMJ é um importantíssimo momento para a Igreja, momento em que ela volta seu olhar para este continente de forma especial. Afirma-nos o P. Eric Jacquinet, responsável junto ao Vaticano pelas JMJ: “Quando o Santo Padre escolhe um país, tem uma mensagem muito precisa: esse país tem uma prioridade para a Igreja, nesse momento o histórico, precisa de motivações, impulsos e estímulos para fé, que são as JMJ.” Isso revela-nos caros amigos, o real desejo do nosso Papa Bento XVI, ele não quer reuni os jovens para mostrar a força da Igreja Católica, nem muito menos para competir com outros mundiais existentes por aí afora;
Ele nos convoca para mostrar ao mundo o caminho que todo jovem cristão deve trilhar, e assim mostrar também a fé católica não em números, mas em ação, fazendo ressoar a voz de Cristo que incansavelmente está a chamar, instruir e enviar seus filhos a anunciarem a boa nova de seu Pai. Tornando-nos desta forma em sinais e portadores do amor de Deus a todos.

É este o sentido da JMJ, é esta a razão pela qual trazemos como símbolo a cruz do Senhor, ela nos recorda que somente crendo n’Ele,vítima passiva de mistério da fé,é obteremos a vida imperecível.Esta cruz representa também a união dos jovens com a Igreja,com o Papa e com todo o mundo;entusiasmando-nos pelo seguimento de Jesus.
Não se pode falar de Jesus e do mistério da fé, sem falar também de uma pessoa muito especial, Maria. Ela que esteve presente em toda história da salvação, não pode faltar nesta. Maria, que por excelência, foi,o primeiro tabernáculo vivo, trouxe em seu seio Cristo Luz do mundo e deu-nos como redentor; vem também para essas terras tão longínquas trazer seu Filho e fazer morada entre nós. Ela vem para nos proteger e fazer-se auxiliadora nos trabalhos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude de 2013 aqui no Brasil. Vem ajudar-nos, da mesma forma como ajudara seu Filho Jesus em Nazaré.
            Acolhendo-a meus caros amigos, da mesma forma com que acolhemos o vosso Filho que padeceu por todos nós, queremos, auxiliados por ela, “mais que crer no Senhor, queremos Por Ele sofrer” (Cf.Fl 1,29), como também por sua Igreja, fiel guardiã da fé. Fazendo assim todos, discípulos veraz na palavra e no testemunho.
Para concluir, queridos jovens não hesitem, neste evento, solidificar a vossa fé, não em uma fé imanente a meras filosofias que se apresentam por aí, mas solidifique vossa fé, na real, fundada por Cristo e por Ele mantida, a fé Católica. E para tal, não conta muita coisa, não conta a realização dos meus, dos vossos, dos nossos desejos; mas a vontade d’Ele em nosso viver, com isso, pois, tornaremos nossa fé autêntica, uma fé que traz em sua doutrina e moral, uma esperança invencível e que tem por alicerce a razão indubitável, Cristo.

Em Cristo: Darlan Silva*

 













*Darlan Silva é seminarista, e pertence a Pia Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos). Atualmente mora Em Carpina, Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...